Homem fazendo tatuagem

Não é segredo que existem alimentos que ajudam e muito no processo de cicatrização. Mas e quando fazemos uma tatuagem, quais são os melhores e piores alimentos?

A regra do ‘coma bem e sinta-se bem’ também vale depois daquela tattoo, e é por isso que uma dieta adequada ajuda muito nesse processo.

Você deve concordar que após uma sessão de tatuagem é bastante comum se sentir um pouco mal. Talvez você tenha passado horas aguentando a dor, com a adrenalina lá em cima. 

Durante o período de cicatrização, seu sistema imunológico está pronto para combater o inchaço e infecções em potencial. Consumir os nutrientes certos podem ajudar a manter seu sistema 100% com a ajuda de vitaminas naturais e antioxidantes.

1. Romã. É quase uma “super comida” e é recomendado que você incorpore à sua dieta já. A fruta contém vitaminas A e C, bem como antioxidantes. Além disso, é um redutor natural de inflamação.

2. Abacaxi. Além de ser delicioso ajuda a aumentar seu sistema imunológico, pois é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que mantem seus níveis de energia alto.

Mas se você acha que isso é tudo, saiba que estudos mostram que o consumo do abacaxi pode ajudar a aliviar a dor.

De acordo com os pesquisadores da Unifesp, a bromelina, uma enzima presente no abacaxi, quando no intestino, libera na corrente sanguínea uma substância chamada encefalina, a qual estimula um efeito analgésico no organismo.

Sem falar que inúmeros estudos demonstram que bromelina também tem ação anti-inflamatória.

3. Alho. Não ajuda só na cicatrização da tatuagem mas também na prevenção de gripes, a aumentar o sistema imunológico, deixa seus ossos mais fortes e inúmeras outras vantagens.

4. Laranja. A vitamina C deve estar no topo da sua lista quando você está se recuperando de uma tatuagem. Laranjas são ricas nessa vitamina que ajuda a produzir proteínas para formação de tecidos novos.

5. Salmão. É uma carne magra rica em ômega-3 que ajuda a combater inflamações e assim reduzir o inchaço na região onde você fez a tatuagem, vai ajudar muito a sua recuperação além de ser delicioso!

6. Cacau. Manteiga de cacau deve ser usada com abundância para ajudar a pele no processo de cicatrização. A boa notícia é que comer chocolate amargo também tem seus benefícios. Mantém a pele hidratada e incentiva a produção de novas células.

Existem também aquelas comidas que você deve evitar porque atrapalham a cicatrização.

Os alimentos inflamatórios ou popularmente chamados de remosos, são um grupo de comidas processadas e ricas em gorduras saturadas, e devem ser evitadas, pois podem retardar o processo de cicatrização.

De acordo com um artigo publicado no Harvard Health Publishing, a gordura saturada tem efeitos pró-inflamatórios.

Já os enlatados e embutidos devido a serem ricos em conservantes e sódio, não são saudáveis e fazem o seu corpo reter líquidos e levar ao inchaço.

Abaixo confira alguns alimentos que devem ser evitados ou mesmo ingeridos com moderação.

1. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes.

2. Comidas fritas ou ricas em gordura como batata frita, fast-food, etc.

3. Porco e carnes processadas como salsicha, bacon e linguiças.

4. Doces processados, biscoitos, bolos e etc.

Os alimentos acima mencionados devem sempre ser consumidos com moderação, independente se você fez ou não uma tatuagem.

Isso porque podem acarretar em colesterol alto, diabetes, câncer e outras condições de saúde.

O cuidado também deve vir de fora. Limpe bem a região com sabonete antisséptico por duas semanas evite passar muito tempo ao sol. Cuide bem de sua tatuagem e terá uma lembrança eterna de um momento precioso na pele!

Fontes:
https://www.mecontaaqui.com.br/
https://www.health.harvard.edu/

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