Abacate e acelga

A dieta alcalina é um programa de nutrição que visa normalizar a acidez no organismo. Foi desenvolvido pelas nutricionistas Natasha Corret e Vika Ejson . O objetivo da nutrição alcalina é a perda de peso, tratamento de doenças do sistema digestivo. Quando o pH retorna ao normal (7,35-7,45), as disfunções gastrointestinais se autodestruem.

O princípio da dieta alcalina

A normalização da dieta consiste na separação dos alimentos em ácidos e alcalinos, ou seja, aqueles que, após o consumo, produzem uma reação adequada. O resultado depende desse fator – perda de peso e restauração das funções do sistema digestivo.

Características da nutrição alcalina:

  • estabilização do apetite e melhora da pele e cabelos;
  • normalização dos processos de absorção de nutrientes no intestino;
  • o desaparecimento de erupções cutâneas na pele e um aumento de energia;
  • perda de peso (por mês, você pode perder 4-5 kg ​​sem causar danos à saúde).

Dieta alcalina: regras básicas

A única regra da dieta alcalina é a inclusão de 80% de produtos alcalinos na dieta, apenas 20% deve ser ácido. Não importa por quanto tempo a dieta será seguida – dia, mês, ano, o principal é não violar as proporções recomendadas.

Alimentos recomendados
Alimentos recomendados

A dieta atrairá os amantes de vegetais, pois o menu incluirá a maior parte dos alimentos à base de plantas. As proibições neste caso estão praticamente ausentes. O principal é combinar corretamente os alimentos consumidos.

Entre as regras da dieta alcalina, destacam-se:

  1. Cozinhe e tempere vários pratos com óleos vegetais virgens extra.
  2. Recomenda-se que cereais, frutos do mar e carne sejam incluídos na dieta não mais que 3 vezes por semana.
  3. Antes de ir para a cama, você não pode comer, você só pode beber chá verde ou de ervas.

Uma medida adicional é exercício moderado e caminhada diária. As pessoas que levam um estilo de vida inativo obtêm um resultado da dieta muito mais lentamente.

Resultados de nutrição alcalina

Observando todas as recomendações listadas acima, o resultado pode ser obtido após 21 dias. Durante cada fase da semana, você pode observar um determinado resultado.

Tabela número 1. Fases de uma dieta alcalina com duração de 3 semanas

FaseDuraçãoResultado
11-7 diasalcalinização e limpeza do corpo;diminuição do peso corporal em 5 kg;fadiga e tontura (ocorre na fase 2).
28-14 diasequilibrar álcalis e ácidos no corpo;melhoria do bem-estar;eliminação de desconforto e peso no abdômen;perda de peso lenta.
315-21 diasconsolidação do saldo alcançado;excelente estado de saúde;mudanças externas na figura de maneira positiva.

A quem é indicado a dieta alcalina

Existem várias maneiras de determinar o aumento da acidez. O mais fácil é pingar em um teste decisivo. Se a acidez é muito alta, fica vermelha. Em um ambiente alcalino, o tornassol fica azul.

Opções da dieta alcalina
Opções da dieta alcalina

Os especialistas recomendam nutrição alcalina para as pessoas que sofrem de acidificação, acompanhadas pelos seguintes sintomas:

  • pele cinza-terra;
  • dores musculares e corporais;
  • saltos na pressão sanguínea e obesidade;
  • fadiga excessiva e irritabilidade;
  • violação do sistema digestivo.

!O aumento da acidez leva gradualmente ao desenvolvimento de diabetes e tumores malignos. Em pessoas que praticamente não consomem alimentos alcalinos, as pedras se formam no sistema urinário. Um excesso de álcalis é extremamente raro. Os sintomas dessa condição são o aparecimento de uma reação alérgica, a interrupção dos processos digestivos e o desenvolvimento de doenças de pele e também a falta de disposição .

Quais alimentos são alcalinos?

Os alimentos alcalinos predominantes na dieta prolongam a juventude e melhoram a saúde, garantindo o pleno funcionamento dos órgãos internos. Graças à dieta alcalina, o desenvolvimento de processos malignos pode ser evitado. A alcalinização ocorre devido a oligoelementos como magnésio, manganês, potássio, cálcio, sódio e ferro.

Os seguintes alimentos alcalinos são recomendados no menu:

  • bagas (melancia, cereja);
  • nozes (amêndoas, avelãs);
  • doces (açúcar bruto, mel natural);
  • ervas frescas (salsa, espinafre);
  • vegetais de raiz (cenoura, beterraba, rábano e abóbora);
  • leguminosas (aspargos, feijão verde);
  • cereais (amaranto, arroz selvagem e coentro);
  • frutas cítricas (limão, toranja e laranja);
  • frutas (kiwi, maçã, manga, banana e abacaxi);
  • produtos lácteos (queijos de leite, soro de leite, cabra e ovelha);
  • legumes (Bruxelas, couve branca e chinesa, brócolis).

Como representantes individuais, pepino , tomate , aipo , alho , abóbora e abacate devem ser mencionados .

Produtos Proibidos

A lista de alimentos inaceitáveis ​​inclui aqueles que promovem forte oxidação. Isso acontece sob a influência do ácido úrico e carbônico, encontrado em certos alimentos. Um ambiente ácido é criado sob a influência de enxofre, cloro, fósforo e iodo, nos quais alguns alimentos são ricos.

Entre os produtos mais perigosos, destaca-se:

  • bagas (mirtilos, cranberries);
  • laticínios (sorvete, queijo de leite de vaca);
  • farinha branca (muffin, macarrão, pão branco);
  • leite homogeneizado (de uma bolsa ou pacote);
  • café, batatas, licor e cacau;
  • amêijoas, carne de porco e carne.
Pepinos frescos
Pepinos frescos

Exemplo de menu diariamente por semana

Especialistas da área de dietética recomendam preparar um cardápio com 3 dias de antecedência. Essa abordagem garantirá uma dieta equilibrada e eliminará a probabilidade de avarias. A sequência de dias agendados pode ser trocada.

DiaComendoNome do produtoQuantidade
Pequeno almoçoleite cozido fermentado200 ml
datas5-7 pçs.
mel1 colher de chá
Segundo café da manhãuma maça1-2 pcs.
Almoçosopa de tomate200-250 ml
Salada de pincel (repolho branco, cenoura e alho)50-70 g
Chá altobanana ou toranja1 pc
Jantarsalada (cenoura, beterraba e passas)100 g
peito de frango50 g
Pequeno almoçokefir200 ml
omelete80-100 g
queijo de soja50-70 g
pão20-25 g
Segundo café da manhãsuco de tomate / cenoura crua (ralada)200 ml / 100-150 g
toranja ou laranja1 pc
Almoçosopa de legumes200-250 ml
salada de couve-flor com mudas de trigo50-80 g
Chá altobeterraba crua (ralada)80-100 g
chá de gengibre200 ml
Jantarpeixe branco200 g
salada de repolho e pepino150-170 g
Pequeno almoçomingau de arroz na água200 g
pão20-25 g
queijo de cabra30-50 g
Segundo café da manhãsuco de cenoura / leite fermentado fermentado200 ml
muesli de aveia100 g
Almoçoborsch200 ml
pepinos frescos2 peças
Chá altoqueijo cottage (1-2%)200 g
frutas (banana, pêssego)1-2 pcs.
Jantarfilé de frango100-120 g
salada de abacate com camarão, ervas e sementes de gergelim100-120 g

Como voltar à dieta habitual?

Segundo os nutricionistas, você pode “ficar sentado” em uma dieta alcalina por um longo tempo. A dieta é equilibrada de forma a contribuir para a saturação com todas as substâncias necessárias. 

Depois de tomar a nutrição alcalina, a maioria das pessoas não quer mudar o regime. Se essa necessidade ainda surgir, você não deve começar a comer doces ou marinadas no primeiro dia. Gradualmente, você precisa introduzir cereais e outros produtos, sem excluir legumes e frutas frescas do menu.

Para lanches diários, recomenda-se beber leite fermentado, comer frutas secas, saladas de legumes e sucos. Para o jantar, apenas alimentos leves são adequados: legumes, peixe, queijo cottage. Observando as regras simples, você pode continuar a perder peso e melhorar sua saúde, inclusive no menu proibido por outras dietas, em pequenas quantidades.

Fontes:

Loreal Paris USA
Humblee and Me
The Every Girl
Glamour

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *