Os estilos de vida saudáveis ​​referem-se a um conjunto de comportamentos ou atitudes diárias que as pessoas realizam, para manter o corpo e a mente de forma adequada. Da mesma forma, estilo de vida é a base da qualidade de vida, conceito que a Organização Mundial da Saúde-OMS define como a percepção que um indivíduo tem de seu lugar na existência, no contexto da cultura e na cultura. Sistema de valores em que vive relação com seus objetivos, suas expectativas, seus padrões e suas preocupações.Os estilos de vida estão relacionados aos padrões de consumo do indivíduo em sua dieta alimentar, ao fumo, bem como a Realização  ou não de atividades fisicas.

Qual a relação entre Qualidade de Vida e Estilos de Vida Saudáveis?

  • A qualidade de vida está relacionada aos seguintes aspectos:
  • Satisfação nas atividades diárias.
  • Satisfação de necessidades.
  • Conquista de objetivos na vida.
  • Autoimagem e atitude perante a vida.

Influência da atividade física como estilo de vida saudável

É a chave para um envelhecimento saudável. Além do mais, pessoas mais velhas que são fisicamente ativas têm menos probabilidade de desenvolver problemas como obesidade, hipertensão, osteoporose, diabetes, depressão, câncer de cólon. Mas além do exposto, existem diversos testes científicos que comprovam os benefícios da atividade física regular, entre os quais podemos destacar:

  • Melhora o humor e ajuda a reduzir o estresse.
  • Aumenta o grau de energia e melhora a produtividade da pessoa.
  • Ajuda a atingir e manter o peso adequado de uma pessoa.
  • Dá maior flexibilidade e melhora a capacidade de realizar as atividades da vida diária.
  • Isso reduz a chance de ter doenças cardíacas ou complicações.

Em pessoas com diabetes, a glicose é administrada de forma mais adequada e complementa o tratamento médico.

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Manter um peso corporal adequado é importante para a saúde. Estar acima do peso ou obeso está associado a um risco aumentado de diabetes e doenças cardiovasculares e também pode piorar as condições existentes, como a artrite. Da mesma forma, estar abaixo do peso também é um fator de risco para morte e perda funcional.

Uma das primeiras sugestões é quanto à frequência e quantidade das refeições, várias pequenas refeições devem ser consumidas por dia, cinco vezes é o ideal, sendo o almoço a principal refeição do dia e o lanche da tarde e o jantar são leves.

Os alimentos que devem fazer parte do dia a dia são frutas e verduras, que somente (sucos naturais ou frutas) ou combinados (saladas) devem estar presentes em cada uma das cinco refeições que fazemos ao dia. Da mesma forma, leguminosas e arroz devido ao alto teor de fibras e nutrientes vegetais que contêm. E grãos inteiros como milho, pão de trigo integral e outros como aveia, trigo que são uma grande fonte de vitaminas e fibras.         

O que comer ?

Dentre os alimentos fontes de proteína, o peixe é o alimento ideal devido à sua grande quantidade de nutrientes e pouca gordura. Da mesma forma, o leite desnatado e os laticínios (queijo, iogurte) são muito bons. Outros, como ovos, frango mas cozido sem pele e, por fim, carne de vaca ou porco mas sem gordura, fornecem os nutrientes necessários para uma boa alimentação.

Os alimentos não recomendados são os que contêm grande quantidade de açúcar, como bolos, sorvetes e balas, e também os que contêm muita gordura, como manteiga, pastéis, banha de porco ou outros alimentos que já foram frito em óleo abundante, como batata frita. Lembrando que Inlivros.net tem uma seleção de livros para ajudar a adquirir uma vida saudável.

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